top of page
Buscar
  • Foto do escritorViminas

Alerta de tendência: banheiros mais modernos com box do chão ao teto

O box evoluiu, ao longo dos anos. Hoje, mais do que útil para manter o banheiro sequinho, ele é praticamente parte da decoração. Há cores e modelos variados, com diversos tipos de portas e acessórios. Entre eles, uma tendência vem ganhando espaço: o box que vai do chão até o teto.



Em vez de ter a altura tradicional de dois metros, o vidro usado nesse modelo de box é maior e fecha toda a área do banho. Por causa disso, é preciso ter alguns cuidados específicos, como destaca o consultor técnico da Viminas Vidros Especiais, Luiz Cláudio Rezende.


“O tipo de vidro usado é o mesmo dos outros boxes, o temperado, mas, por ter dimensões maiores, ele deve ter uma espessura maior, para que proporcione segurança. Consequentemente, o perfil usado também precisa ser adequado a esse vidro mais pesado. As roldanas utilizadas em um box comum, por exemplo, foram desenvolvidas para suportar determinada carga. Se essa carga aumenta, elas deixam de ser suficientes”, explicou.


É por isso que, nesse modelo de box até o teto, é usada a porta de abrir, em vez da porta de correr. As ferragens, segundo Luiz Cláudio, também devem ser reforçadas.


“A mão de obra para fazer a instalação desse tipo de box tem de ser especializada, porque é um serviço muito mais complexo do que a instalação de um box comum. Exige um olhar especial do instalador, principalmente com relação à fixação no teto. É preciso ter esse conhecimento específico, para que seja uma instalação segura”, alertou.


Como a área do banho fica toda fechada, é necessário, também, que haja uma báscula ou exaustor, para que o vapor não fique retido, provocando o surgimento de mofos e bolores.


“Outro detalhe diz respeito à estética. Esse tipo de box demanda um puxador maior, mais sofisticado, que orne com a imponência do box”, sugeriu o consultor da Viminas.

251 visualizações0 comentário
bottom of page