Buscar
  • Viminas

Confira dicas para limpar os vidros de casa

Janelas, portas, divisórias, prateleiras, tampos de mesa, boxe de banheiro… Por ser tão prático e, ainda, deixar os ambientes mais sofisticados, o vidro está presente nas casas em diversas aplicações. Ele não envelhece, não descasca e, mesmo quando tem cor, não desbota, mas, por ficar exposto a intempéries, demanda manutenção e limpeza adequadas.




Poeira, maresia, raios ultravioleta, chuva ácida e exposição ao contato humano, por exemplo, contribuem para deixar o vidro da sua casa manchado. Limpá-lo periodicamente, sem deixar que as manchas se acumulem por muito tempo e seguindo algumas orientações que variam conforme o tipo de vidro, é fundamental para mantê-lo em perfeito estado.


Em geral, a limpeza de qualquer vidro pode ser feita com água e sabão/detergente neutro ou com produto específico para esse fim. Em vidros comuns e temperados, por serem bem resistentes, podem ser usados quase todos os produtos de limpeza.


Para as manchas mais insistentes, existem algumas soluções caseiras. Fazer uma mistura de vinagre branco e água, borrifá-la no vidro e deixá-la agir por um período de 5 a 10 minutos ajuda a eliminá-las. Em seguida, é só secar. Caso seja preciso uma substância ainda mais potente, experimente adicionar bicarbonato de sódio a essa mistura, para ter um resultado melhor.


Existem alguns cuidados específicos, entretanto, que devem ser tomados, conforme o tipo de vidro. Espelhos e vidros de proteção solar (refletivos), com a parte metalizada aparente, devem ser limpos da seguinte forma: em vez de jogar água diretamente neles, aplique o produto de limpeza neutro em um pano limpo e seco e passe-o na superfície espelhada/metalizada. Nada além disso é recomendado.


No caso de vidros laminados, é preciso limpá-los de forma a manter o PVB protegido, para que o líquido não se acumule na película, evitando, assim, que ela sugue esse líquido e ocorra a formação de manchas.


 

Fica a dica!

É importante lembrar que não é só a substância utilizada que reflete na boa conservação dos vidros. O utensílio usado para limpá-lo também deve ser bem escolhido, para evitar arranhões. Não utilize palha de aço ou esponjas ásperas. Pano macio, que não solte fiapos, e papel-toalha são os mais recomendados. Uma dica muito útil para fazer uma limpeza eficaz do boxe de banheiro é utilizar um rodinho de pia. Ele ajuda a eliminar os resíduos de água dura, gordura do corpo, xampus e sabonetes e ainda deixa o boxe seco.





19 visualizações0 comentário