top of page
Buscar
  • Foto do escritorViminas

Confira dicas para limpar os vidros de casa

Janelas, portas, divisórias, prateleiras, tampos de mesa, boxe de banheiro… Por ser tão prático e, ainda, deixar os ambientes mais sofisticados, o vidro está presente nas casas em diversas aplicações. Ele não envelhece, não descasca e, mesmo quando tem cor, não desbota, mas, por ficar exposto a intempéries, demanda manutenção e limpeza adequadas.




Poeira, maresia, raios ultravioleta, chuva ácida e exposição ao contato humano, por exemplo, contribuem para deixar o vidro da sua casa manchado. Limpá-lo periodicamente, sem deixar que as manchas se acumulem por muito tempo e seguindo algumas orientações que variam conforme o tipo de vidro, é fundamental para mantê-lo em perfeito estado.


Em geral, a limpeza de qualquer vidro pode ser feita com água e sabão/detergente neutro ou com produto específico para esse fim. Em vidros comuns e temperados, por serem bem resistentes, podem ser usados quase todos os produtos de limpeza.


Para as manchas mais insistentes, existem algumas soluções caseiras. Fazer uma mistura de vinagre branco e água, borrifá-la no vidro e deixá-la agir por um período de 5 a 10 minutos ajuda a eliminá-las. Em seguida, é só secar. Caso seja preciso uma substância ainda mais potente, experimente adicionar bicarbonato de sódio a essa mistura, para ter um resultado melhor.


Existem alguns cuidados específicos, entretanto, que devem ser tomados, conforme o tipo de vidro. Espelhos e vidros de proteção solar (refletivos), com a parte metalizada aparente, devem ser limpos da seguinte forma: em vez de jogar água diretamente neles, aplique o produto de limpeza neutro em um pano limpo e seco e passe-o na superfície espelhada/metalizada. Nada além disso é recomendado.


No caso de vidros laminados, é preciso limpá-los de forma a manter o PVB protegido, para que o líquido não se acumule na película, evitando, assim, que ela sugue esse líquido e ocorra a formação de manchas.


 

Fica a dica!

É importante lembrar que não é só a substância utilizada que reflete na boa conservação dos vidros. O utensílio usado para limpá-lo também deve ser bem escolhido, para evitar arranhões. Não utilize palha de aço ou esponjas ásperas. Pano macio, que não solte fiapos, e papel-toalha são os mais recomendados. Uma dica muito útil para fazer uma limpeza eficaz do boxe de banheiro é utilizar um rodinho de pia. Ele ajuda a eliminar os resíduos de água dura, gordura do corpo, xampus e sabonetes e ainda deixa o boxe seco.





bottom of page