Buscar
  • Viminas

Fez obra em casa? Saiba como limpar os vidros!

Quem já fez obra em casa sabe como funciona. Depois do barulho e da bagunça, vem o descanso. Só que não! É preciso dar um jeito em toda a sujeira, que nem sempre é fácil de tirar. No caso dos vidros, é comum ficarem manchados e até com marcas de massa, cola e tinta, por exemplo.





Geralmente, cada tipo de resíduo exige o uso de um produto específico, que seja, preferencialmente, sustentável e de procedência confiável. Antes de iniciar a aplicação, é importante se proteger com luvas e máscara, para não se expor ao contato direto com os ingredientes químicos.


Entre os utensílios e produtos de que vai precisar, destacamos espátula, estilete, limpador multiúso, solvente como aguarrás ou Thinner, solvente à base de acetona, removedor de tintas, álcool isopropílico e detergente neutro.

Cimento ou revestimento grudado no vidro deve ser removido primeiro. Não adianta jogar água e passar esponja em cima, porque isso só vai riscar a superfície do vidro. O recomendado é usar, antes, uma espátula de plástico, retirar o cimento e, em seguida, passar a esponja com detergente neutro.


Se houver respingos de tinta no vidro, utilize solventes químicos para removê-los. O álcool isopropílico é a melhor opção para tintas de acrílico, enquanto os solventes de acetona removem esmaltes. Também é permitido utilizar solventes do tipo thinner ou aguarrás e removedores específicos para tintas, como o Pintoff. Deixe o produto agir por cerca de 10 minutos e retire-o.


Se o vidro estiver sujo de cola, raspe com a espátula onde estiver mais concentrado e, depois, umedeça um pano com solventes químicos, do tipo aguarrás ou thinner.


Depois de todos esses procedimentos, sempre conclua a limpeza com produtos multiúso ou limpa-vidros, para retirar todas as marcas. Outra dica interessante é aquecer uma mistura de água e vinagre e passar cuidadosamente sobre a mancha no vidro, para eliminá-la.

É importante destacar que essas recomendações valem para o cuidado com vidros comuns e temperados. No caso de vidros laminados, é preciso proteger as bordas, para não haver reação entre a película (PVB) e os produtos químicos. Com vidros refletivos e espelhos, a atenção deve ser redobrada. O melhor mesmo é cobri-los, para evitar que fiquem expostos à sujeira.




16 visualizações0 comentário