Buscar
  • Viminas

Laminado e temperado: qual a diferença entre estes vidros?

Atualizado: Nov 18


Os vidros laminados e temperados são bastante utilizados na construção civil, às vezes, inclusive, para os mesmos fins, como em divisórias e guarda-corpos. Os dois se enquadram na categoria de vidros de segurança e possuem características adequadas para diversos projetos. Então, quais são as diferenças que distinguem estes dois materiais? Descubra nesse post!


Especificidades do temperado

A primeira diferença entre eles está no modo de fabricação. No caso do vidro temperado, ele passa por um tratamento térmico em que é colocado em um forno a 650º e depois resfriado, o que enrijece sua estrutura e o torna cinco vezes mais resistente que o vidro comum. O temperado não pode ser furado nem cortado após seu processo de transformação. Isso pode provocar o estilhaçamento total da peça.



Além disso, o vidro temperado possui pouca flexibilidade em comparação ao laminado. Ele é muito usado em vitrines, portas, janelas, boxes e pode ser encaixilhado.


Características do vidro laminado

Quanto ao processo de fabricação, o laminado diferencia-se bastante do temperado. Neste caso, duas lâminas de vidro comum ou temperado são unidas por uma ou mais películas de PVB (Polivinil Butiral). Assim, os estilhaços mantêm-se colados na película caso a peça quebre, o que evita acidentes.



O custo desse material pode ser um pouco mais alto em relação ao vidro temperado, no entanto, é mais indicado em algumas situações, como em projetos que envolvem mezaninos e sacadas. O laminado tem menos resistência a impactos frontais em relação ao temperado. Então, é bom averiguar onde ele será instalado e garantir que está utilizando o material adequado.


A união dos atributos dos temperados e laminados garante uma segurança extra ao projeto. O vidro laminado temperado é ideal para fachadas, visores de piscina, claraboias, degraus, pisos, dentre outros.


Aqui, na Viminas, você encontra tudo que precisa para tirar seu projeto do papel e torná-lo realidade. Confira nossos produtos!



37 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo