top of page
Buscar
  • Foto do escritorViminas

Mitos e verdades sobre o uso do vidro em fachadas


Casas e centros empresariais com fachada de vidro são lindos e imponentes, mas vêm cercados de dúvidas. Será que é verdade que o vidro “esquenta” o ambiente? E que prejudica a luminosidade ou não protege dos raios solares? Essas perguntas são ainda mais frequentes quando o ambiente sofre grande incidência de sol durante o dia.

Hoje este post vai esclarecer o que é mito e o que é verdade sobre o uso de vidro em fachadas. E, tão importante quanto a escolha do tipo adequado a ser instalado, é a contratação de uma empresa especializada para garantir que a instalação seja feita de forma segura e correta. Para isso, conte com a Viminas!


Bonitas sim, seguras também!

Segurança em primeiro lugar. O vidro laminado é obrigatório em fachadas, sacadas, varandas, mezaninos, guarda-corpos e demais situações de risco. Ele deve ser utilizado em áreas onde há uma necessidade maior de proteção, evitando acidentes. São indicados pela norma ABNT NBR 7199 – Projeto, execução e aplicações de vidros na construção.

Além de muito resistente, ele promove grande segurança na hora da quebra, tem excelente acústica e protege pessoas e objetos dos efeitos nocivos dos raios UV. Então, essa história de que vidro não protege dos raios solares é mito!


Outro mito que precisa ser desconstruído é o de que o material esquenta. Há produtos apropriados para cada ambiente. O vidro de controle solar, por exemplo, diminui a entrada de calor no ambiente interno, deixando o espaço mais confortável. Ideal para ambientes comerciais que recebem muita incidência de sol.

Este shopping em Vila Velha, no Espírito Santo, foi construído com o vidro de controle solar Viminas. Além da proteção solar, ele favorece a entrada da luz natural, oferecendo mais luminosidade ao local.

Outra opção interessante e que proporciona um efeito estético muito bonito em fachadas é o vidro refletivo, ou vidro espelhado, como é popularmente conhecido. Com aspecto espelhado, ele proporciona mais privacidade ao ambiente interno e controla a entrada da luz natural, gerando mais economia com a redução da necessidade de utilizar luz artificial.

Viu só? Vidro pode, sim, ser usado em fachadas e proporcionar conforto, segurança e beleza. Escolha Viminas e conheça a qualidade dos nossos produtos!

331 visualizações0 comentário
bottom of page