Viminas
Não deixe de fazer a manutenção do seu box de vidro
Desde que instalou o box de vidro no seu banheiro, você já realizou alguma manutenção? Esse cuidado é fundamental, afinal, a estrutura é composta por peças que podem se desgastar, com o tempo, colocando em risco a segurança na hora do banho. Além disso, pode haver falhas na instalação, que, sem a manutenção, acabam sendo percebidas somente quando ocorrem acidentes.

Dessa forma, para quem ainda não instalou o box e deseja fazer isso, a dica é procurar um vidraceiro de confiança, que utilize peças e vidro de qualidade e realize a instalação de acordo com as normas técnicas.
Os vidros recomendados para uso em box são o temperado, que é até cinco vezes mais resistente que o vidro comum, e o laminado, que possui uma película que, em caso de quebra, impede que os pedaços se soltem.
Para quem já tem box de vidro no banheiro a recomendação é que faça manutenções anuais, também com um vidraceiro de confiança.
“A maior parte dos incidentes com box acontece por falhas na estrutura e por desgastes das peças, que acabam expondo o vidro a condições que o levam à quebra. O vidro não envelhece ou se desgasta com o tempo, mas as peças e os acessórios utilizados para instalá-lo sofrem desgaste, colocando o conjunto em risco”, afirmou o consultor técnico da Viminas, Luiz Cláudio Rezende.
*Fique atento aos seguintes detalhes! *
- O puxador do box não pode encostar na parte fixa do vidro.
- O parafuso do puxador não pode encostar no furo do vidro da porta.
- Os batedores, inferior e superior, devem funcionar como um freio, evitando que a porta bata ou sofra impacto ao ser fechada.
- O trilho superior, aquela capa de alumínio, deve ser parafusado ou rebitado. Caso contrário, a porta de vidro fica solta, podendo cair junto com o trilho.
- Se a porta raspa ou pesa na hora de abrir e de fechar, pode ser que o box esteja fora de nível ou de prumo.
- Vidros com lascas nas bordas devem ser substituídos.
- A falta de qualquer parafuso ou rebite necessário para a instalação compromete a segurança do box.
- A guia danificada, frouxa ou apertada pode provocar a quebra do vidro.
- Não pode haver contato entre o vidro e qualquer superfície rígida, seja o próprio perfil de alumínio ou parafusos, piso e parede, por exemplo.
- Deve haver vedação para evitar o contato do vidro com as peças de alumínio.
- O puxador da porta não deve ter contato direto com o vidro.
- O alumínio que recebe a porta precisa ter uma borracha em cima e embaixo, para que a porta não fique batendo dentro do perfil.
- Portas abrindo ou fechando com dificuldade são um sinal de alerta.