Viminas
Porta de correr feita com vidro: o que é importante observar
A escolha das portas deixou de ser algo básico, na hora de construir e reformar. Antes, eram levadas em consideração apenas as dimensões delas. Hoje, há uma variedade de materiais, formatos e acessórios que fazem das portas uma extensão da decoração do imóvel. As portas de vidro vêm ganhando espaço nos projetos e, além de deixarem o ambiente mais moderno, agregam praticidade. Os modelos de porta de correr, por exemplo, são ideais para otimizar espaços.
O consultor técnico da Viminas Vidros Especiais, Luiz Cláudio Rezende, destacou a vantagem da utilização de portas de vidro de correr em ambientes onde a abertura da porta para fora ou para dentro compromete o espaço e prejudica a circulação de pessoas.
“A possibilidade de abrir a porta deslocando-a para o lado só ocupa um espaço que já é comprometido, que é onde tem a parede”, disse.

Nos imóveis em que espaço não é problema, as portas de correr podem ser feitas com grandes dimensões e dão um aspecto imponente. “Os arquitetos estão recomendando muito portas grandes. Na Viminas, dá para fazer, por exemplo, porta com até 5,8 metros de altura por 2,49 metros de largura. Só é preciso considerar que, quanto maior o tamanho do vidro, maior deve ser a espessura dele, para dar estrutura e resistência. O perfil de alumínio usado na instalação também precisa ser mais robusto”, destacou.
O vidro ideal para portas deve ser o temperado ou o laminado, pois ambos são vidros de segurança. “Quando você faz furos e recortes no vidro, é preciso fazer a têmpera, para que ele tenha uma resistência maior”, disse o consultor da Viminas.
Quanto ao modelo escolhido, Luiz Cláudio destacou que portas de tamanho médio podem ser feitas com roldanas em cima. Já as maiores devem ser feitas com roldanas embaixo, para terem mais resistência e segurança. “Os kits usados para colocar portas de correr também evoluíram muito, o que contribuiu para que esses modelos virassem tendência”, comentou.