top of page
Buscar
  • Foto do escritorViminas

Vidros especiais: atenção para os cuidados na hora de limpar esmaltados e refletivos

Vidro não é tudo igual. E essa frase vale, também, para a hora da manutenção e da limpeza. É preciso ter cuidados diferentes, para conservar vidros especiais como os esmaltados e os refletivos, por exemplo.




Os vidros esmaltados são os coloridos. Eles são pintados com uma tinta de esmalte cerâmico. Essa tinta é fundida ao vidro no processo de têmpera, o que garante a durabilidade da cor, que não descasca nem desbota, mas exige cuidados na manutenção, como explica o consultor técnico da Viminas, Luiz Cláudio Rezende.


“O esmalte sintético, como toda tinta, precisa de cuidados para ser preservado. Jamais use lixa, palha de aço (tipo Bombril), bucha, esponja áspera e afins para limpar o vidro esmaltado. Limpe-o com pano macio, água e sabão neutro. Não devem ser usados limpadores químicos (ácidos ou básicos) ou abrasivos, como cloro, alvejantes e saponáceos”, orientou.


Vidros refletivos, de proteção solar, possuem uma camada metalizada muito sensível, que precisa de cuidados específicos na hora da limpeza, para que não sejam danificados.


“Em vez de jogar água diretamente neles, aplique o produto de limpeza neutro em um pano limpo e seco e passe-o na superfície espelhada/metalizada. Todos os cuidados descritos para o vidro esmaltado, acima, também se aplicam aos refletivos, destacou Luiz Cláudio.


Ainda alerta que, para os vidros laminados, é preciso limpar de forma a manter o PVB protegido, para que o líquido não se acumule na película, evitando, assim, que o PVB sugue o líquido e aconteça a formação de manchas.





128 visualizações0 comentário
bottom of page