top of page
Buscar
  • Foto do escritorViminas

Box de banheiro: saiba quais são os cuidados necessários para conservá-los

Você costuma dar uma atenção especial ao box de vidro do seu banheiro? Ter esse hábito é importante, afinal, a manutenção e a conservação dele são essenciais para garantir a segurança na hora do banho. É preciso observar uma série de detalhes, a fim de evitar acidentes.




Os cuidados começam na escolha do vidro e na instalação do box. Depois, na rotina de uso, é recomendado que, anualmente, a estrutura seja monitorada por um vidraceiro.


O nosso consultor técnico, Luiz Cláudio Rezende, explica que devem ser usados em box vidros temperados, que são até cinco vezes mais resistentes do que o vidro comum, e vidros laminados, que possuem uma película e, em caso de quebra, impedem que os pedaços se soltem.


Na hora da instalação, é necessário observar, por exemplo, se os vidros estão em contato com alguma parte de metal, como o alumínio e os parafusos ou outras superfícies, como a parede ou o piso. Se houver esse contato, o vidro fica exposto a um impacto que, por ser frequente, pode ocasionar a quebra. Nem o puxador da porta deve ficar em contato direto com o vidro.


“A maior parte dos incidentes com box acontece por falhas na estrutura e por desgastes das peças, que acabam expondo o vidro a condições que o levam à quebra. O vidro não envelhece ou se desgasta com o tempo, porém as peças e os acessórios utilizados para instalá-lo sofrem desgaste, colocando o conjunto em risco”, afirmou Luiz Cláudio.


Muita gente fala de choque térmico, atribuindo a quebra do vidro às altas temperaturas do banho. Isso é um mito, segundo o especialista.


“Mesmo que o banheiro esteja muito frio e a água do chuveiro esteja muito quente, não vai acontecer quebra por isso. O vidro temperado suporta uma diferença de temperatura da face interna para a externa por volta de 250°C. Logo, choque térmico não quebra box”, explicou.


É importante saber!


- O puxador do box não pode encostar na parte fixa do vidro.

- O parafuso do puxador não pode encostar no furo do vidro da porta.

- Os batedores, inferior e superior, devem funcionar como um freio, evitando que a porta bata ou sofra impacto ao ser fechada.

- O trilho superior, aquela capa de alumínio, deve ser parafusado ou rebitado. Caso contrário, a porta de vidro fica solta, podendo cair junto com o trilho.

- Se a porta raspa ou pesa na hora de abrir e de fechar, pode ser que o boxe esteja fora de nível ou de prumo.


Fique atento!


- Certifique-se de que o fornecedor do vidro é de confiança. Em box, devem ser usados vidros temperados ou laminados.

- Vidros com lascas nas bordas devem ser substituídos.

- A falta de qualquer parafuso ou rebite, necessário para a instalação, compromete a segurança do box.

- A guia danificada, frouxa ou apertada pode provocar a quebra do vidro.

- Não pode haver contato entre o vidro e qualquer superfície rígida, seja o próprio perfil de alumínio ou parafusos, piso e parede, por exemplo.

- Deve haver vedação para evitar o contato do vidro com as peças de alumínio.

- O puxador da porta não deve ter contato direto com o vidro.

- O alumínio que recebe a porta precisa ter uma borracha em cima e embaixo, para que a porta não fique batendo dentro do perfil.

- Portas abrindo ou fechando com dificuldade são um sinal de alerta.





bottom of page