top of page
Buscar
  • Foto do escritorViminas

Confira dicas de limpeza para deixar os vidros sem mancha

Sabe quando você limpa o vidro, mas parece que não limpou? Isso acontece quando ficam aquelas manchas indesejadas. Nesses casos, pode ser que os produtos utilizados não são adequados ou é preciso melhorar o processo de limpeza.


O consultor técnico da Viminas Vidros Especiais, Luiz Cláudio Rezende, explica que os vidros translúcidos demandam mais cuidado, porque, ao deixarem a luz passar, tornam qualquer sujeira ou mancha mais evidente.


Ele destaca que um erro muito comum é usar jornal para limpar vidros e espelhos. “O jornal pode levar mais sujeira para o vidro, soltando tinta, inclusive. Panos de microfibra são os mais indicados, porque ajudam a secar o vidro mais rapidamente e não soltam fiapos”, comentou.


Produtos inadequados, como ácidos, também podem prejudicar a limpeza e até comprometer a superfície, principalmente de espelhos. “As soluções caseiras, como água e sabão neutro, são as mais indicadas, bem como produtos específicos para isso”, disse o consultor técnico.


Uma curiosidade citada por Luiz Cláudio está relacionada ao tempo. Dias nublados, por exemplo, são ideais para fazer a limpeza dos vidros. Isso porque eles não têm o calor dos dias ensolarados, que faz com que a água e eventuais produtos utilizados evaporem mais rapidamente, favorecendo o aparecimento de manchas.


Selecionamos uma série de dicas do nosso especialista, para que os vidros da sua casa fiquem limpos e sem manchas. Confira!


- O primeiro passo é tirar a sujeira do vidro com um espanador ou um pano seco;

- Evite jogar líquido diretamente nos vidros. Aplique-o primeiro em um pano, para depois limpar a superfície;

- A melhor opção para limpar qualquer vidro é água com sabão neutro;

- Outra possibilidade é fazer uma mistura caseira com água, vinagre, álcool e bicarbonato. Ela serve para a grande maioria dos vidros, menos para espelhos e vidros refletivos ou metalizados;

- Para sujeiras mais incrustadas, difíceis de limpar, existem produtos específicos, como pó da pedra pomes e removedores de chuva ácida, disponíveis no mercado.

- Finalizar a limpeza secando o vidro contribui para deixá-lo brilhoso e sem manchas. Faça isso com um pano seco, limpo e macio. Panos de microfibra são excelentes, porque não soltam fiapos. Papel-toalha também é uma boa opção para finalizar a limpeza.

bottom of page